O treinamento modal misto já existe há muito tempo mas a palavra e sua exposição ao mercado de fitness têm prevalecido muito mais nos últimos dez anos. O aumento da popularidade se deve a a introdução de meios de fitness envolvendo movimentos múltiplos.
O oposto do treinamento modal misto é o treinamento cíclico, que usa uma modalidade por um período de tempo com baixas contrações. Um exemplo seria andar de bicicleta por 20 minutos em um ritmo específico.
O treinamento modal misto usa várias modalidades para realizar o trabalho durante um período de tempo. Em vez de andar de bicicleta por 20 minutos, o treinamento modal misto envolveria carregar, segurar e pular corda por 20 minutos, por exemplo. Esta é uma mistura de diferentes modalidades de treinamento aeróbio.
O treinamento modal misto pode ser feito para treinamento aeróbio, treinamento anaeróbico, resistência de força e resistência muscular.
No entanto, existem muitas incógnitas no treinamento modal misto. Voltando ao exemplo anterior, as diferenças nas contrações entre o treinamento modal misto e o treinamento cíclico são grandes. Mesmo que a taxa de esforço percebida e a frequência cardíaca possam ser as mesmas, o treinamento modal misto pode exibir uma diminuição de potência mais rápida. Esta é a principal coisa que um treinador precisa estar ciente ao prescrever treinos aeróbicos mistos.
O treinamento modal misto não é seguro se os níveis de pré-requisito de resistência muscular, progressão de habilidade e controle motor não forem construídos. Considere, por exemplo, um intervalo de deadlifts, saltos de burpee box e double unders. A queda de energia virá muito mais rápido se os pré-requisitos acima não forem atendidos para tornar os movimentos aeróbicos.