Ao treinar o sistema anaeróbico em um ambiente modal misto, há um novo limitador, o tempo.
Novamente, ao começar a construir este sistema, queremos passar da potência à resistência com os níveis de pré-requisito de força.
O treinamento anaeróbio modal misto ainda requer muitas pesquisas. O trabalho anaeróbico modal misto é difícil de realizar, pois a potência de saída deve ser mantida alta durante a movimentação entre os movimentos. A principal limitação é o tempo, porque é difícil manter a saída de potência alta em trabalho anaeróbio modal misto por mais de 40 segundos.
Por exemplo, pode ser um desafio manter a saída de potência alta ao misturar um movimento de levantamento de peso, movimento de ginástica e movimento cíclico devido às transições necessárias.
O trabalho anaeróbico é mais fácil em uma metodologia cíclica porque os movimentos não estão mudando e toda a energia pode ser colocada em um único movimento. Se o trabalho anaeróbio modal misto for sustentado por muito mais tempo do que o intervalo prescrito, ele não é verdadeiramente anaeróbico.
Nem todos podem ou devem participar de um treinamento anaeróbico modal misto, seja porque não têm a força ou não precisam executá-la em relação à sua função. Recapitulando, a principal diferença entre o trabalho anaeróbio e aeróbio é a falta de sustentabilidade e que a progressão começa com força e se move em direção à resistência.