MAS NÃO ESTOU TREINANDO PARA AS OLIMPÍADAS OU PARA OS CROSSFIT GAMES OU ALGO ASSIM. SOU UM CLIENTE DA POPULAÇÃO EM GERAL, ENTÃO POR QUE PRECISO ESTAR EM UM PROGRAMA DE TREINAMENTO INDIVIDUALIZADO E PERIODIZADO?
Independentemente de você estar ou não treinando em alto nível ou para um esporte específico, todos nós temos nossas próprias necessidades, objetivos, desejos, prioridades, histórico de treinamento, histórico de lesões, horários, hábitos de vida, etc. esses fatores são tão importantes, e possivelmente ainda mais importantes, do que o nível em que você está treinando quando se trata de determinar a necessidade de seguir um programa projetado para você.
Continue lendo para saber por que o treinamento de individualização e periodização é para todos, não apenas para atletas.
TRÊS RAZÕES PARA O TREINAMENTO INDIVIDUAL DE DESIGN E PERIODIZAÇÃO PARA CLIENTES GEN POP
Permite Seleção de Movimento Apropriado
Seguir um programa genérico geralmente torna difícil atender às limitações de uma pessoa, seja a incapacidade de colocar as mãos sobre a cabeça, a baixa mobilidade do tornozelo ou uma lesão incômoda no ombro com a qual está lidando.
O desenho individual, por outro lado, permite que o treinador avalie a forma como o cliente se movimenta, bem como sua capacidade atual de condicionamento físico, antes de elaborar um plano que inclua a seleção de movimentos adequada para fornecer resultados a longo prazo.
Por exemplo, se a avaliação de alguém expõe que ele está seriamente descondicionado e tem pouca flexão de ombro, faria pouco ou nenhum sentido incluir thrusters e burpees de alta repetição em uma peça de condicionamento para eles. Em vez disso, o foco deve ser em maneiras menos técnicas de melhorar sua base aeróbica, como o volume de treino na bicicleta ou na máquina de remo.
Os grandes coaches devem aprender a usar princípios de avaliação e treinamento de periodização para projetar programas individualizados.
Ajuda a considerar prioridades, estilo de vida, metas
Digamos que um ciclo de programação genérico de 6 semanas de aula em grupo com foco no agachamento seja projetado para atletas virem três ou quatro dias por semana, mas seu cliente é uma mãe em tempo integral com uma carreira em tempo integral, que viaja a trabalho, e só pode arranjar tempo para duas sessões de treino por semana.
Essa pessoa não ganharia muito dinheiro seguindo um programa que basicamente espera que os clientes venham três ou quatro vezes por semana.
A conclusão é que um programa eficaz deve considerar vários fatores na vida de uma pessoa, incluindo sua agenda, suas prioridades, suas metas de condicionamento físico, seus hábitos de sono e nutrição e assim por diante. E embora possa parecer que um programa de duas vezes por semana para a mãe de 40 anos com uma carreira em tempo integral não seja suficiente, pode ser a melhor opção realista e factível, que é sempre melhor do que a melhor programa teórico, mas resulta em baixa adesão.
Respeita os Princípios de Treinamento de Periodização para Produzir Melhores Resultados
Em suma, o treinamento, seja para o atleta de elite ou para a população em geral, não deve ser projetado de forma a testar o cliente a cada dia. Essa é a maneira mais rápida de queimar. Em vez disso, um programa de treinamento eficaz que forneça resultados consistentes e de longo prazo deve ter um certo grau de periodização.
A periodização considera coisas como volume e intensidade, para ajudar a manter os clientes avançando consistentemente para alcançar seus objetivos específicos, que podem ou não envolver o pico de uma competição específica.
Com isso dito, a periodização pode ser dividida em cinco fases bem distintas:
- acumulação,
- intensificação,
- pré-competição,
- competição e
- deload.
Quando consideramos essas fases tradicionais de periodização, fica claro que a maioria dessas fases não se aplica realmente ao cliente da população em geral, pois não está treinando para uma competição, então faz pouco ou nenhum sentido para o treinador usar isso modelar da mesma forma que fariam para um atleta de elite que procura se preparar para uma competição ou evento específico.
A população em geral ou o cliente iniciante deve passar a maior parte do tempo na fase de acumulação, que é principalmente sobre a construção de volume, e fazê-lo com segurança ao longo do tempo. Isso cria uma base sobre a qual construir.
A segunda fase - a fase de intensificação - por outro lado, é onde a intensidade aumenta, mas o volume e o tempo sob tensão diminuem. O cliente intermediário ou avançado da população geral pode passar algum tempo aqui, enquanto o atleta de elite deve passar mais tempo aqui para se esforçar para melhorar sua capacidade e alcançar o próximo nível.
E, finalmente, as três últimas fases – pré-competição, competição e deload – são amplamente irrelevantes para um cliente da população em geral, a menos que esteja treinando para um evento específico.
Dito isto, o deload tende a acontecer naturalmente para clientes da população em geral, como férias com sua família, ou seu filho está doente e eles não podem ir à academia por uma semana.
O ponto é: embora a individualização seja importante, seguir o modelo tradicional de periodização de cinco partes para um programa individualizado não é tão relevante para um cliente da população em geral. O treinamento de periodização deve ser implementado tanto para os atletas quanto para a geração pop, mas lembre-se de que o resultado final será um pouco diferente para cada um.
QUER ESCREVER PROGRAMAS DE EXERCÍCIOS PERSONALIZADOS E PERIODIZADOS?
Inscreva-se no nosso canal do Youtube e aprenda o Método de design de programa de fitness personalizado.
Neste canal, você verá as cinco etapas da programação em ação: consulta, avaliação, prioridades e periodização, prescrição de exercícios e prescrição de nutrição e estilo de vida.