O BÁSICO DO TEMPO SOB TENSÃO E COMO USÁ-LO
Você provavelmente já ouviu a frase “tempo sob tensão”. É comum ouvir “é a chave para o crescimento”, referindo-se ao tempo sob tensão jogado na academia. Essa frase é comum porque alterá-la é uma ótima maneira de aumentar a dose-resposta (efeito) de um exercício. Mas para tirar o máximo proveito disso, é preciso primeiro entender quanto tempo sob tensão é necessário.
O QUE É TEMPO SOB TENSÃO?
O tempo sob tensão, também conhecido como TUT, é a duração durante um exercício em que um músculo está sob carga. É importante manter o tempo sob tensão em mente, pois isso afeta diretamente a dose-resposta do exercício. A quantidade de tempo que se deve passar sob tensão depende se eles são iniciantes, intermediários ou avançados.
Para simplificar, existem três categorias para a quantidade de tempo sob tensão, iniciante, intermediário e avançado. Essas categorias são uma boa regra geral, mas há exceções à regra. Esses prazos são classificados pela experiência prévia do cliente com o exercício, que é discutida durante a consulta e determinada durante a avaliação .
TEMPO SOB TENSÃO PARA UM CLIENTE INICIANTE:
Os clientes que não tiveram muita experiência anterior em exercícios se enquadram no período de iniciante. A prioridade para esses clientes é desenvolver o controle motor e a resistência muscular. A quantidade de tempo que eles precisam passar sob tensão será muito maior, variando de 30 a 90 segundos por série. O volume de trabalho a ser feito será maior e a intensidade menor .
EXEMPLO DE ESQUEMA DE REPETIÇÃO INICIANTE:
Agachamento Cálice
10 repetições em um ritmo de 3131 por 4 conjuntos
= 80 segundos de tempo sob tensão por conjunto
TEMPO SOB TENSÃO PARA UM CLIENTE INTERMEDIÁRIO N :
Clientes intermediários já tiveram exposição ao exercício e seu foco será a resistência muscular e resistência de força. O período de tempo para esses clientes será de 10 a 60 segundos por conjunto.
EXEMPLO DE ESQUEMA DE REPETIÇÃO INTERMEDIÁRIO:
Supino
6 repetições em um ritmo de 2111 por 3 conjuntos
= 30 segundos de tempo sob tensão por conjunto
TEMPO SOB TENSÃO PARA UM CLIENTE AVANÇADO N :
Clientes avançados ainda se concentrarão na construção de resistência muscular e resistência de força quando apropriado, mas também serão capazes de contrações máximas. O tempo sob tensão para esses clientes será de 0 a 30 segundos por série. A intensidade do trabalho que está sendo feito será maior e o volume menor. Aprenda a alterar o volume e a intensidade nestes vídeos .
EXEMPLO DE ESQUEMA DE REPETIÇÃO AVANÇADO:
Agachamento
2 repetições no ritmo de 1010 por 4 séries
= 4 segundos de tempo sob tensão por conjunto
COMO CONTROLAR O TEMPO SOB TENSÃO
Uma maneira de controlar o tempo sob tensão de um exercício é aderindo a um ritmo. Tempo é a taxa ou ritmo em que um exercício é realizado. Por exemplo, o tempo de um iniciante seria 4040 para 10 repetições. Aprenda mais sobre como controlar o tempo sob tensão com o tempo e como escrevê-lo neste blog específico de tempo.
COMO CONTROLAR OS RESULTADOS DO CLIENTE
Controlar o tempo sob tensão no programa de exercícios de seu cliente é uma ótima maneira de manipular a dose-resposta de seu treinamento. Mas isso só leva em conta o único exercício e não inclui o plano de longo prazo do cliente ou o tempo fora da academia. Um coach profissional entende isso e projeta um programa com progressão de longo prazo e hábitos de vida em mente. INICIAR