A Curva Estímulo Recuperação Adaptação e Estratégias de Recuperação


A Curva Estímulo Recuperação Adaptação e Estratégias de Recuperação

A curva Estímulo Recuperação Adaptação (SRA, na sigla em inglês) representa o ciclo pelo qual o atleta passa durante o processo de recuperação após o treinamento, que leva às adaptações benéficas. Essas adaptações são conhecidas como supercompensação.

Quando o timing natural da curva SRA é interrompido, perdemos potencialmente adaptações benéficas. Isso pode acontecer quando introduzimos um estímulo de treinamento muito cedo ou aceleramos a recuperação por meio de uma de nossas estratégias de recuperação. Em algumas situações, pode ser vantajoso sacrificar a adaptação potencial. Isso inclui aumentar a frequência de treinamento para foco na técnica em vez de adaptações físicas e intervenção na recuperação quando o desempenho é priorizado em relação à adaptação.

Antes de entendermos as estratégias de recuperação, devemos primeiro compreender o que é fadiga. A fadiga é o estresse induzido pelo treinamento que causa uma capacidade diminuída de realizar. Existem diferentes tipos de fadiga:

  1. Fadiga Aguda: é a fadiga que se acumula durante o curso de um treino. Exemplo: ser capaz de fazer 5 Pull Ups em um conjunto no início de um treino, mas apenas 2 no final.

  2. Fadiga Crônica: é a fadiga que se acumula ao longo de um bloco de treinamento. Exemplo: ser capaz de fazer 5 Pull Ups em um conjunto na primeira semana de um programa, mas apenas 4 na terceira semana.

  3. Fadiga Local: é a fadiga de uma área específica do corpo.

  4. Fadiga Sistêmica: é a fadiga geral do atleta.

A fadiga não relacionada ao treinamento contribuirá para a fadiga sistêmica do atleta. Exemplos de fadiga não relacionada ao treinamento podem incluir: privação de sono, má nutrição, estresse psicológico e emocional, doenças e uso de drogas e álcool. Estratégias para lidar com a maioria das fadigas não relacionadas ao treinamento se enquadram no aconselhamento de estilo de vida.

Conclusão: Gerenciando a Fadiga e a Curva SRA

Entender a curva SRA e os tipos de fadiga é fundamental para otimizar o treinamento e a recuperação de um atleta. A escolha das estratégias de recuperação deve ser baseada na prioridade do desempenho ou da adaptação em um determinado momento. Manter o equilíbrio entre estímulo, recuperação e adaptação é essencial para alcançar os melhores resultados no treinamento esportivo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem