Estamos constantemente avaliando para direcionar o nosso programa. Seguimos uma sequência de etapas para nos guiar através dos diferentes níveis de uma avaliação.
Primeiro Nível de Avaliação: Sim ou Não?
O primeiro nível de avaliação é: o atleta consegue realizar algo, uma resposta simples de sim ou não. Se a resposta for sim, avançamos para a próxima pergunta "eles podem ou não podem". Se eles não puderem, o Nível 2 é "por quê?" Ao determinar o motivo, é importante evitar fazer suposições. Muito menos pessoas têm restrições de mobilidade do que você imagina. Seja objetivo.
Ordem das Perguntas que Seguimos:
- Isso importa? Isso afetará a capacidade deles de alcançar seu objetivo?
- Eles não estão cientes disso? Se eu orientá-los, eles conseguem corrigir?
- Eles estão cansados? Eles conseguem fazer isso para uma única repetição?
- Eles são fortes/estáveis o suficiente? O movimento é possível com menos carga?
- Eles têm mobilidade suficiente? Eles conseguem fazer isso em uma variação que exige menos mobilidade?
- Eles estão seriamente lesionados? Há algo mais acontecendo?
Usando as Informações para Orientar o Programa:
Depois de passarmos por essas perguntas e identificarmos quaisquer problemas, usamos essas informações para orientar o design do nosso programa e a seleção de exercícios no futuro.
Conclusão: Informando e Aperfeiçoando o Treinamento
Em resumo, o protocolo de avaliação desempenha um papel crucial em nosso programa de treinamento. Seguir uma sequência lógica de perguntas nos ajuda a identificar quaisquer desafios que os atletas possam enfrentar. Essas informações são valiosas para orientar o design do programa e a seleção de exercícios. A abordagem objetiva e sistemática nos permite atender às necessidades individuais dos atletas e maximizar seu potencial de desempenho.