Uma das maneiras de implementar programas de treinamento é por meio de estratégias de planejamento mistas / paralelas (Jovanovic 2018). Essa abordagem usa vários métodos de treinamento de uma maneira sequencial, expondo os atletas a vários fatores de estresse em dias diferentes ao longo de várias semanas de treinamento. Por exemplo, o planejamento de treinamento típico usará os mesmos temas de sessão de treinamento no dia do jogo -2 todas as semanas (esforço máximo, parte inferior do corpo dominante no joelho e empurrar / puxar horizontal, por exemplo). Em contraste, a abordagem paralela mista mudará o conteúdo da sessão a cada semana, utilizando um conjunto de 2 ou 3 tipos de sessão diferentes. Isso pode significar que a primeira semana é como a sessão de planejamento tradicional acima, no entanto, a segunda semana pode ser um esforço dinâmico, com predominância do quadril unilateral e push / pull vertical. A terceira semana pode ser uma sessão estilo esforço de repetição com um agachamento dividido como levantamento principal.
-
Esta estratégia de planejamento é mais robusta a perturbações e caos do que a periodização tradicional, pois cria um efeito de onda, em vez de sequenciamento linear. Isso significa que se um atleta está doente, ou mau tempo resulta em uma sessão cancelada ou um aluno-atleta sempre perde o treinamento de terça à noite por causa das aulas particulares não vai demorar muito sem a exposição a cada um dos estímulos importantes necessários para seu esporte.
-
Treinadores experientes vão olhar para este exemplo e perceber muito rapidamente que não é ‘ideal’. Por que misturaríamos tipos de sessão mais fatigantes perto da concorrência, quando sabemos que isso pode comprometer o desempenho agudo? No contexto de uma programação de competição curta e densa - concordo totalmente. No entanto, em desportos com longas temporadas, no esforço de construir atletas robustos / anti-frágeis, a abordagem mista / paralela começa a fazer sentido.
-
Essa não é apenas uma estratégia de planejamento robusta que garante que os atletas não percam nenhum tipo de treinamento quando as coisas não saem como esperamos. Também cria atletas que podem lidar com treinamentos variados e continuar a ter um desempenho 'abaixo do ideal'.
-
O que você acha de uma estratégia de planejamento como essa?
-
#periodização #condicionamentoeforça #planejamentodetreino #periodization #desenvolvimentoatletico#coaching